9.10.13

Finanças para o Casamento

Meninas esse assunto é tão importante quanto a data escolhida para o casamento, sabiam? O casamento por ser uma uma união de duas vidas não pode haver uma divisão de finanças jamais...se uma das partes gasta descontroladamente, não cumpre com os combinados e metas é necessário que o outro o chame a uma revisão de propósitos e combinados agora, caso contrário, quando se casarem o problema será dos grandes hein?!

Não irei esconder o mais importante de vocês: nunca teremos tudo o que queremos a não ser que eu tenha alguma leitora riquíssima e não saiba haha e terão escolhas que trarão consigo algumas renúncias :(



Trouxe 7 passos para nortear vocês nessa  verdadeira aventura:

1. Abram uma conta conjunta
Uma vez presenciei uma pessoa conversando com o outra e disse: e você não tem medo não? porque não juntam em contas separadas? e se não der certo?
Bem, pode não dar certo, mas se você está com alguém que passaria algum dia a perna em você o negócio aí não está nada bom e se não confia, como assim? como vou casar com alguém que não confio?

Agora, se você é uma pessoa que não tem controle, gasta na primeira necessidade que surge, abra a conta só no nome do outro e vá guardando. Isso ajuda muito às pessoas como eu hahaha.

Lembrem-se: O dinheiro que colocamos na conta é esquecido, não podemos mais contar com ele, pois ele tem uma finalidade.

2. Falem sobre dinheiro

Gente, sabia que isso é uma das coisas para difíceis para os casais? se pra você e seu companheiro não é, Parabéns! vocês são exceções. 
Vocês precisam conversar sobre quanto ganham, quanto desta renda está comprometida, com o que está comprometido, o que podemos tirar do nosso orçamento, o que é e não é prioridade, etc.

3. Estipulem uma meta

Façam uma planilha no computador ou na agenda, vejam quanto tempo até o casamento vocês tem para guardar dinheiro e de quanto vão poder gastar, façam um plano e passados 6 meses vejam se é necessário aumentar a meta mensal.

Vantagens de guardar dinheiro: quando se tem dinheiro conseguimos muitos descontos em lojas e com os fornecedores também. Não gaste tudo o que tem com um fornecedor só, se você não tem muito dinheiro pra pagar tudo à vista naquele momento, vá dando entradas assim você vai agendando e fechando os contratos com os fornecedores para não perderem a data que vocês querem, principalmente com o buffet.

4. Decidam o que vão ter

O que podem ter e não o que querem rsrsr quando se começa a planejar o casamento vem muitas ideias, novidades, o que mais estão usando, mas quando a ficha cai percebemos que não vai dar pra ter tudo o que queremos, que não temos apenas uma festa de casamento a realizar mas precisamos de um lar, móveis, lua de mel...enfim, se não for muito bom da cabeça enlouquece de vez.

Decidam que tipo de casamento vocês terão, número de convidados (isso faz a diferença no orçamento), onde será a lua de mel, e o lar?, móveis, etc etc etc.

Dica: Noivinhas, preparem uma agenda da noiva e nela vocês colocarão os contatos e propostas de fornecedores, o que pretendem gastar, o que fazer a cada mês, guardem os contratos dos fornecedores já fechados e tudo o que tem haver com o casamento.

5. MENINAS, economizeeem!

Para nós mulheres falar de casamento é entrar em um universo de sonhos e isso vai ficar lindo, eu quero que tenha aquilo, não abro mão disso... os homens não fazem muita questão disso (claro que isso tem mudado, eles estão cada vez mais participativos, mas não é a mesma coisa)...então se temos coisas que não abrimos mão, como um chá fofo, um detalhezinho, precisamos ter mais dinheiro ainda. 

Se puderem, além do dinheiro programado vá juntando sem ele saber rs aquele dinheiro extra, o que seus pais vão lhe dando, vão comprando uma coisinha aqui outra ali para isso.

6. Aceitem dinheiro como presente de casamento

Muitos padrinhos perguntam o que você está precisando ou o que quer ganhar, então aceite presentes como móveis ou dinheiro, isso vai ajudar muito no orçamento.
Tenho uma amiga que tem uma família daquelas bem próxima sabe? ai ela foi pedindo a colaboração deles com os móveis, cada um foi dando uma coisa e quando ela percebeu estava faltando pouquíssimas coisas para ela e o noivo comprarem.

7. Dividam despesas

Se os noivos tiverem salário que se diferem muito um do outro, vocês podem dividir quem vai ficar responsável por cada coisa, assim já exercitam isso para a vida de casados, antes de casarem já se acertem como ficarão as despesas da casa, quem fica com o que, assim vocês não passaram por um dos que podem ser um obstáculos da vida a dois: dívidas.

Meninas, espero ter ajudado, qualquer observação ou dúvida coloquem nos comentários que responderei com o maior prazer. Certamente seguindo esses 7 e simples passinhos, entrarão na vida de casados da melhor forma possível: SEM NENHUMA DÍVIDA! Beijos!

Raquel Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário